Sistemas hidráulicos e de gás merecem atenção especial em construções
As soluções utilizadas nos Sistemas de Hidráulica e Gás Predial hoje são várias e, como representam alto risco de erros, demandam atenção especial.
Elas representam custo relativamente baixo em relação ao total da obra, , mas pode influenciar de modo substancial na percepção do cliente em relação à qualidade do empreendimento e, consequentemente à imagem da construtora, somado ao fato de se tratar do sistema que coleta, armazena e distribui um dos principais recursos naturais, a água.
A escolha mais adequada a um edifício está relacionada a diversos fatores:
- exigências legais e normativas
- materiais e soluções existentes
- custos e disponibilidade no mercado
- domínio técnico e experiência do projetista
- tipo de edificação e produto final pretendido
- capacidade técnica da construtora e do instalador
A variedade de tipos de materiais e de marcas vem acompanhando o desenvolvimento científico e tecnológico, aumentando como em diversas outras áreas. Isso somado ao amadurecimento da construção civil em direção aos processos industrializados vem alterando rapidamente as soluções adotadas pelas construtoras, em um movimento que normalmente se inicia nas capitais e em algumas regiões com maior grau de industrialização.
No Brasil, diferentemente de muitos outros países, o material mais utilizado é o PVC, mas sua participação relativa vem diminuindo, enquanto as soluções que permitem maior industrialização da obra vêm crescendo, com destaque para os sistemas que utilizam tubulações PEX e PERT.
As soluções disponíveis no mercado são:
- Água fria e quente: PVC, CPVC, PPR, PEX, PERT, PVC-U, Multicamada e Cobre
- Esgoto e Pluvial: PVC, PP, PEAD, PVC Mineralizado (Silentium), PVC-O e Fofo
- PCI*: CPVC Fire, Aço Carbono, Aço Galvanizado, Grooved (Ranhurado) e Cobre
- Gás: Multicamada, Sigas Termofusão, PEAD, Cobre, Aço Carbono e Galvanizado
Um dos sistemas que mais aceleradamente vem se alterando é o de distribuição de Gás, especialmente após o Marco Legal do Gás Natural que desencadeou a oferta de GN canalizado, destravando os usos do gás para além do fogão, começando a se tornar comum equipamentos como aquecedores de água, churrasqueiras, secadoras de roupa e até mesmo ar-condicionado, fazendo surgir a necessidade de instalações mais complexas do que anos atrás.
Outra tendência são os sistemas pressurizados que começam a ser viáveis, já com casos pontuais, retirando a necessidade dos grandes reservatórios no último pavimento e equalizando a pressão nas redes, inclusive trazendo solução à problemática das baixas pressões nos últimos pavimentos.
Os sistemas de condicionamento de ar, cada vez mais presentes nos edifícios e sua necessidade de rede de drenagem interligada à rede de hidráulica, as especificidades dos edifícios altos e a problemática das pressões resultantes na rede hidráulica, as “paredes hidráulicas” e os vasos horizontais, dentre tantas outras mudanças vêm alterando a forma de se projetar e executar os edifícios.
Quando somamos a tudo isso as mudanças legais e as tendências de mercado, em especial a obrigatoriedade da medição individualizada e o aumento de unidades por pavimento, acabamos gerando nos edifícios tipologias dos sistemas hidráulicos que se parecem mais com as de hotéis do que de residências.
Isso tudo sem adentrar no tema da qualidade do ar ambiente, também um fluido como a água e o gás, aliás, disparadamente o fluido mais consumido por nós e assunto regido por normas específicas, já despontando nas edificações, nos sistemas de escadas pressurizadas, ventilação forçada nos cômodos com impossibilidade de janelas e nos equipamentos que consomem muito oxigênio, notadamente os aquecedores a gás.
Toda essa realidade, hoje com mais de 2 mil normas voltadas à Construção Civil, torna a necessidade de atualização profissional uma constante, a especialização, uma consequência, e o aumento da demanda por profissionais capacitados.
*PCI: Proteção e Combate a Incêndio (nos trechos enterrados também podem ser usados o PVC e o PPR)

Artigo escrito por:
Roberto Simão
Sócio/diretor da Luchetti Hidráulica e Impermeabilização
Patrocinador da Aconvap.
