> Notícias

Taubaté tem novo Plano Diretor

O novo Plano Diretor de Taubaté deve ser sancionado pelo prefeito Ortiz Junior nos próximos dias. A proposta, de autoria do Executivo, foi aprovada por unanimidade durante sessão na Câmara de Vereadores no último dia 10/07.

A administração municipal afirmou, por meio de nota, que o projeto tem como objetivo manter o perfil compacto de Taubaté para aproveitar com mais eficiência os equipamentos públicos e desestimular a segregação socioespacial. A novidade é que foram incluídos lotes mistos nos empreendimentos residenciais, permitindo comércios e serviços nesses espaços.

Além disso, o texto prevê mudança na denominação das áreas de zoneamento, que passarão da atual classificação – ZH1, ZH2, entre outros – para nomes mais próximos da vocação, como zona de qualificação urbana, que são bairros antigos e que precisam de formação de núcleos comerciais; e zona de consolidação urbana, caracterizada por loteamentos novos em fase de crescimento.

Para o vice-presidente do Interior e diretor Regional do Secovi na RM Vale, Frederico Marcondes César, o novo Plano Diretor é uma conquista para a cidade. “Assim como São José dos Campos, Taubaté estava sofrendo com a ausência da revisão do Plano Diretor. Isso porque, ele tem um papel imprescindível no desenvolvimento e no planejamento do município. Essa é uma conquista da cidade e de toda a RMVale”, afirma.

O Plano Diretor de Taubaté traça as diretrizes para o crescimento do município pelos próximos dez anos e foi aprovado em 2011para ser revisado em 2016. No entanto, o Ministério Público apontou oito mudanças irregulares feitas na legislação nas gestões atual e anterior do município. A ideia de Ortiz Junior era votar o texto apenas em agosto, mas houve antecipação após pressão da base aliada, que apontou que a demora estava prejudicando empresários e comerciantes do município.

 

Fonte: Jornal O Vale / Coluna Secovi.

Rua Padre Rodolfo nº 196 Vila Ema - SJCampos - SP CEP : 12243-080 - Tel/Fax: (12) 3922.6678

© 2014 Aconvap - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: