> Notícias

Mobilidade: o maior desafio do novo Plano

Diagnóstico das 19 oficinas comunitárias para revisão do Plano Diretor mostra a relação entre mobilidade e qualidade de vida

 

Mobilidade urbana é o tema que mais interfere na qualidade de vida do morador de São José dos Campos. Esta foi a principal conclusão das 19 oficinas comunitárias do Plano Diretor, realizadas em outubro pelo governo Felicio Ramuth (PSDB).

O debate sobre o Plano, iniciado no fim do governo Carlinhos Almeida (PT), continua em 2018, quando a prefeitura espera aprovar a revisão da lei. Com validade de 10 anos, o Plano Diretor deveria ter sido atualizado em 2016.

Melhoria da oferta do transporte coletivo, a necessidade de mais acessos e conexões entre as regiões e a inexistência de ciclovias foram pontos levantados nos encontros em 19 bairros da cidade. A paisagem de São José e o meio ambiente foram os principais fatores positivos.

ETAPA. Com a fase de diagnóstico concluída, o governo começa um processo interno de capacitação e estudos para formulação de propostas para a revisão do Plano. Estes esboços serão levados a novos encontros nos bairros. A administração espera votar o projeto na Câmara até o fim do primeiro semestre de 2018. A partir daí, o desafio será discutir a nova Lei de Zoneamento.

Neste ano, a administração aprovou correções pontuais na legislação em vigor, de 2010, e que teve trechos anulados pela Justiça, por conta de uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade).

 

Fonte: Jornal O Vale / João Paulo Sardinha

Rua Padre Rodolfo nº 196 Vila Ema - SJCampos - SP CEP : 12243-080 - Tel/Fax: (12) 3922.6678

© 2014 Aconvap - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: