> Aconvap na mídia

A retomada da economia e o papel das entidades

A Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap), assim como outras entidades do setor que atuam na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Alto Tietê, tem como principal objetivo lutar pelo interesse de seus associados, sejam eles empresas ou profissionais autônomos, representando-os perante a sociedade e poder público. Sem fins lucrativos e de utilidade pública, a associação tem como finalidade realizar estudos, coordenação e representação de seus associados, colaborar com poderes públicos e apoiar todas as empresas construtoras, prestadoras de serviço, incorporadoras, imobiliárias e administradoras de condomínios. São ao todo 90 empresas associadas.

Entendemos que, além de defender os interesses de seus membros e promover diversos tipos de negócios, também é papel das associações trabalhar por uma sociedade mais justa e viável. É por isso que existe a necessidade latente de que o poder público reconheça a importância das entidades que, pautadas pela ética, defendem interesses legítimos e buscam o crescimento da economia, seja ela municipal, estadual ou nacional. São elas que possuem o conhecimento técnico para ajudar na elaboração das políticas públicas, de incentivo e de desenvolvimento. Essa relação entre empresas e órgãos públicos são essenciais para a criação de planos diretores efetivos, gerando um diálogo com a sociedade e trazendo resultados benéficos a todos.

Existe uma insegurança, vinculada a entraves econômicos e políticos, que assombra diversos setores e faz parte de um panorama de crise macro. A construção civil é o primeiro setor a sentir a crise, assim como é o primeiro a se levantar. Ela é responsável por grande parte da geração de empregos no país, além de ter a maior capacidade de distribuição de renda e sustentar uma cadeia interminável de serviços, materiais, entre outros.

O segundo semestre deste ano chegou inspirando otimismo e o mercado começou a dar os primeiros sinais de retomada. Houve melhora dos indicadores econômicos que são pilares da economia e auxiliam a retomada do crescimento: juros menores, investimentos estrangeiros, aporte dos bancos estatais para financiamento de imóveis, inflação menor entre outros. A situação econômica está avançando lentamente para melhor, tanto no segmento de comercialização de imóveis, compra e venda, como no de investimento e construção civil.

A instabilidade política, social e econômica que o país vive hoje precisa ser superada. E isso acontecerá quando todos os setores estiverem mais fortes e a sociedade brasileira como um todo incentive a produção maciça de todas as categorias. O Brasil precisa de mudança, e a hora é agora!

 

Fonte: Jornal O Estadão SP / Fabiano Moura (Presidente da Aconvap)

Rua Padre Rodolfo nº 196 Vila Ema - SJCampos - SP CEP : 12243-080 - Tel/Fax: (12) 3922.6678

© 2014 Aconvap - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: